..:: ABRASPEA ::.. - Boas vindas

..| Setor não consegue destinar 10% da produção para o álcool em gel

 


Setor não consegue destinar 10% da produção para o álcool em gel.

Baixa aceitação da versão em gel preocupa produtores e envasadores de
álcool líquido

Desde 2002, quando surgiu a Resolução RDC 46/2002, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), determinando a proibição do álcool na graduação acima de 54º GL, na forma líquida, o setor envasador não tem conseguido destinar mais de 10% do volume total envasado anualmente (300 milhões de litros) para a produção de álcool em gel. As estimativas são da Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool (Abraspea).

Isso porque a dona de casa percebeu que na forma em gel, o produto não tem o mesmo efeito que a versão líquida. Enquanto a forma gel é mais adequada à assepsia das mãos, a limpeza e desinfeção de objetos e superfícies fixas é muito mais eficiente com o álcool líquido, seja em casa, no uso doméstico, seja no uso profissional, em hospitais, restaurantes e lanchonetes. Segundo o presidente da associação, José Carlos de Rezende, “O álcool líquido a 70º GL é uma das melhores opções dentre os desinfetantes e anti-sépticos existentes atualmente, pois possui propriedades microbicidas reconhecidamente eficazes contra fungos, germes, bactérias e vírus, tanto que é utilizado obrigatoriamente em estabelecimentos alimentícios e de saúde".

A Anvisa tenta proibir e comercialização do álcool líquido – sugerindo que o produto seja vendido ao consumidor na versão em gel –, alegando que os acidentes estariam aumentando no Brasil. O setor, no entanto, questiona os dados utilizados pela agência para justificar a medida, já que contradizem as próprias estatísticas oficiais, e sugere campanhas educativas que de fato conscientizem a população sobre o uso correto do álcool líquido. “Entendemos a preocupação, mas o setor pensa ser esta uma medida radical que prejudica não só todo um setor econômico, mas principalmente vai contra o direito de escolha do consumidor”, argumenta Rezende.

ABRASPEA – A Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool foi fundada em 2002 para representar institucionalmente as empresas fabricantes de álcool líquido engarrafado, estreitando o diálogo com o mercado consumidor e com o governo. Aperfeiçoar e contribuir para o desenvolvimento do segmento, e propiciar meios para garantir segurança e eficiência de seus produtos estão dentre os objetivos. www.abraspea.org.br




 
2004 - ABRASPEA® - - Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool .Todos os direitos reservados