..:: ABRASPEA ::.. - Boas vindas

..| OMS e ANVISA recomendam

 


OMS e ANVISA recomendam uso do álcool no controle de infecções.
Tentativa de proibir comércio do álcool líquido, no entanto, contraria
tais recomendações

O álcool é um dos produtos mais eficientes e um dos mais recomendados na limpeza e na higiene das mãos, de objetos e de superfícies. Tanto é verdade que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda sua utilização no controle de infecções, conforme consta no documento “Infection Control and Hospital Epidemiology”, da OMS. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) obriga seu uso em estabelecimentos alimentícios e de saúde e, além disso, também confirma sua importância no documento disponível no site da Agência: Importância do Álcool no Controle de Infecções em Serviços de Saúde.

“É medíocre questionar o poder de limpeza do álcool. Qualquer dona de casa que utiliza o produto sabe com o que está lidando e as instituições nacionais e internacionais já comprovaram sua importância por meio de pesquisas sérias, tanto é que se tornou um produto indispensável”, argumenta o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool (Abraspea), José Carlos de Rezende.

Há, entretanto, uma resolução da própria ANVISA (RDC 46/2002) tentando proibir o comércio doméstico do álcool líquido. Para Rezende, tal conduta é incompreensível. “Ao mesmo tempo em que a ANVISA reconhece a importância do álcool, tenta reduzir seu uso ao impor o produto em gel até 46°, quando se sabe que ele é muito mais eficaz líquido, em 92,8º INPM”. Além disso, ele defende que o consumidor não seja privado do direito de usar um produto que é excelente na prevenção de doenças. “Também não faz sentido privar a dona de casa de um recurso eficiente e consagrado”.

A Abraspea aguarda julgamento do processo que discute a proibição da venda do álcool líquido acima de 46º INPM, que é mais aquoso e com menor poder que as versões a 70º ou a 92,8º.

Avaliação da ANVISA sobre a utilização de agentes anti-sépticos

http://www.anvisa.gov.br/hotsite/higienizacao_maos/conteudo/c_insumos.htm#


ABRASPEA – A Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool foi fundada em 2002 para representar institucionalmente as empresas fabricantes de álcool líquido engarrafado, estreitando o diálogo com o mercado consumidor e com o governo. Aperfeiçoar e contribuir para o desenvolvimento do segmento, e propiciar meios para garantir segurança e eficiência de seus produtos estão dentre os objetivos. www.abraspea.org.br




 
2004 - ABRASPEA® - - Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool .Todos os direitos reservados