..:: ABRASPEA ::.. - Boas vindas

..| Embalagens de álcool estrangeiras

 


Embalagens de álcool estrangeiras são menos seguras que as brasileiras.
No Brasil, o INMETRO é quem exige padrões para garantir a segurança na
utilização do produto

Contrariando os argumentos de que o Brasil é o único país a comercializar álcool líquido em supermercados, as imagens abaixo mostram que em outros locais a venda do produto também é tradicional. Além disso, é possível observar que as embalagens utilizadas no Exterior são menos seguras que as brasileiras.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool (Abraspea), José Carlos de Rezende, explica que o Brasil não é o único a comercializar o produto, mas é um dos poucos a primar pela segurança: “Recentemente, recebemos embalagens adquiridas em um supermercado na cidade de Colônia, Alemanha. Isso contraria declarações de entidades que afirmam que álcool engarrafado, vendido em supermercado, somente há no Brasil”.

Em outros países, os frascos não seguem qualquer tipo de regulamentação, mas, no Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) exige dos fornecedores padrões específicos para comercialização do produto: “As embalagens são frequentemente submetidas a testes de resistência, vedação e rigidez pelo Instituto, devendo ainda exibir alertas de segurança e outras recomendações de uso”.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vem tentando proibir o comércio do álcool na graduação acima de 54º GL, na forma líquida, desde 2002, com a RDC 46/2002 – autorizando apenas a comercialização do álcool líquido na versão a 46º, mais aquoso, com menor poder que a versão a 70º ou a 96º GL. A Abraspea aguarda julgamento do processo que discute a proibição da venda do álcool líquido acima de 54º GL.


ABRASPEA – A Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool foi fundada em 2002 para representar institucionalmente as empresas fabricantes de álcool líquido engarrafado, estreitando o diálogo com o mercado consumidor e com o governo. Aperfeiçoar e contribuir para o desenvolvimento do segmento, e propiciar meios para garantir segurança e eficiência de seus produtos estão dentre os objetivos. www.abraspea.org.br




 
2004 - ABRASPEA® - - Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool .Todos os direitos reservados