..:: ABRASPEA ::.. - Boas vindas

..| Comunicado à imprensa - 05/03/2013

Comunicado à imprensa

A Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool (ABRASPEA) repudia a publicação da resolução que proíbe a distribuição e venda de álcool líquido com graduação acima de 54º GL, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A associação entende que tal medida desrespeita os trâmites jurídicos do processo que discute o tema ao mesmo tempo em que presta um desserviço aos consumidores que ficam inseguros com a atual situação do produto, como pacientes crônicos que utilizam o álcool líquido para a realização de terapias renais substitutivas (diálise peritoneal) em sua própria residência. A Abraspea está tomando as medidas necessárias para resguardar os inerentes direitos à livre comercialização do álcool líquido, até que se pronuncie o TRF1.

É importante ressaltar que a Associação não observa julgamento justo em relação à medida restritiva ao comércio do álcool líquido acima de 54º GL, uma vez que foi motivada por estatísticas infundadas. O total de queimaduras com todas as substâncias inflamáveis – entre eles gasolina, querosene, além do álcool – oscila entre 2.500 e 3.000 casos anuais. Ou seja, os números reais são 50 vezes menores que o apresentado pela Agência (150 mil queimaduras). Por isso a associação não compreende porque somente o álcool líquido é alvo da tentativa de proibição. Veja abaixo dados do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ocorrências - 2001 a 2007

Ocorrências - 2008 a 2011

É imprescindível que se trate de forma correta o assunto, sugerindo a regulação sem proibir, dado que vedar a comercialização seria inócuo do ponto de vista preventivo aos acidentes, já que continuariam à disposição outros produtos inflamáveis, como o etanol combustível, livremente comercializado em mais de 39 mil postos de abastecimento existentes no país (dados ANP 2011). A ABRASPEA acredita na conscientização e na educação, alertando consumidores sobre os perigos no manuseio de todos os produtos inflamáveis, como solução mais eficiente para a diminuição das ocorrências. A ABRASPEA coloca-se à disposição para os esclarecimentos que, porventura, sejam necessários.

ABRASPEA – Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool

São Paulo, 04 de março de 2013.

2004 - ABRASPEA® - - Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool .Todos os direitos reservados